quinta-feira, 10 de março de 2011

Presença






Alguém está falando com você, mas os seus pensamentos estão naquela conta que tem que ser paga amanhã ou se você não se esqueceu de mandar aquele email no trabalho?
Com certeza você tem dificuldades de se concentrar e de se entregar ao
momento presente.
Viver passado ou se projetar no futuro é uma receita certa para o eterno descontentamento.

Pessoas muito ansiosas não conseguem parar de pensar e de falar sobre coisas que ainda não aconteceram. Vivem no Mundo do " E se ". Já falei sobre este Mundo e gostaria de explicar porque ele deve ser eliminado de nossas vidas. "E se eu não conseguir passar no teste? E se ele disser não?". Quando começamos a pensar sobre estas infinitas possilidades já sofremos por algo que não aconteceu. Sofremos por causa de uma ilusão que criamos em nossas mentes. A angústia surge porque não podemos fazer nada.
Há pessoas que não param de planejar sobre o futuro. Nunca estão satisfeitas e geralmente se sentem frustradas por não alcançarem as mil metas que traçaram.

Não há nenhum mal em fazer planos, desde que o façamos no agora e voltemos rapidamente para o presente.
Nada deve ser mais importante que o passo que estamos dando neste exato momento.

Já os rancoros se recusam a perdoar o que lhes aconteceu no passado. Vivem presos ao que aconteceu. Guardam muitas mágoas de outras pessoas e de si mesmos. Se recusam a proseguir com suas vidas e sempre se colocam numa posição de vítima.
Perdoar é essencial para nos libertarmos de toda amargura e pesar. Se despreenda de todo este peso. A vida pode ser tão leve e maravilhosa. Faça o teste, se atreva a experimentar.

Mais uma vez, não há nada que podemos fazer vivendo no passado ou nos projetando no futuro.

Toda a resposta, força e atirude estarão disponíveis para cada um de nós no momento presente. Não crie um sofrimento desnecessário para sua vida.
O segredo está em se entregar totalmente a tudo o que estiver fazendo.

No trabalho dê o seu melhor, esteja lá por completo.
Em casa se dedique por inteiro. Seja honesto com sua familia e não lhes roube o precioso tempo que tem para estar com eles.
Cada momento é uma dádiva. Por exemplo, saboreie o prazer de dormir : preste atenção a sua respiração, sinta os lençóis, o travesseiro... Aproveite cada sensação. Não permita que nenhum pensamento passado ou futuro atrapalhe este instante. Você perceberá então que cada simples momento é uma fonte de contentamento e paz.
Enfim, onde quer que esteja está lá totalmente. Você perceberá que tudo conspirará ao seu favor e os problemas antes tão numerosos desapercerão como que por um milagre.

Gostaria de recomendar um livro maravilhoso que muito me ajudou a estar presente: O PODER DO AGORA, de Eckhart Tolle. Cada pessoa deveria ler este poderoso livro e desfrutar de suas verdades libertadoras.

Fica aqui a sugestão,

Grande abraço,

André Luís Resende

Nenhum comentário:

Postar um comentário