terça-feira, 8 de março de 2011

O sapo e o escorpião



Certa vez, um escorpião se aproximou de um sapo que estava na beira de um rio.
O escorpião lhe fez então um inesperado pedido:
"Caro Sapo, você poderia me carregar até a outra margem deste rio?"
O sapo respondeu: "Só se eu fosse louco! Você vai me picar e o seu veneno irá me matar com certeza."
Mas o astuto escorpião replicou: "Não seja louco! Se eu o picasse, ambos morreríamos."
Confiando na lógica do escorpião, o sapo concordou e o levou nas costas, enquanto nadava para atravessar o rio.
No meio do rio, o escorpião cravou seu ferrão no sapo.
Atingido pelo veneno, e já começando a afundar, o sapo moribundo se voltou para o escorpião e perguntou: "Ingrato! Por que fez isso?"
Ao que o escorpião respondeu: "Tolo, desde o começo você sabia quem eu era, um escorpião, e essa é a minha natureza."

Gostaria de compartilhar minha interpretação desta fábula.
Não creio que o ato do sapo de carregar o escorpião nas costas tenha sido motivado por uma bondade sem nenhum interesse em troca. Mas se pudéssemos ouvir seus pensamentos escutaríamos: “Eu bem sei que ele é um escorpião, mas comigo será diferente”. Ou já em seu coração ele já ansiava pelas glórias que receberia. Todos os seus amigos morreriam de inveja e ficariam abismados com a sua bravura e coragem.

Não me aterei aqui sobre o comportamento do escorpião. Tampouco irei julgá-lo. Afinal como um escorpião é a sua natureza. Ele é o que é.

Gostaria de ser mais claro : uma mulher insiste em se casar com um homem beberrão, mulherengo e agressivo. Ela ignora todos os alertas de perigo e pensa: “Eu posso mudá-lo, comigo será diferente”.

Mais uma vez não nos interessa o comportamento do futuro marido. Ele é assim . Essa é a sua natureza: o seu caráter e essência são visíveis a todos os olhos prudentes. Não vamos julgá-lo, apenas o observamos e reconhecemos o que ele é. Não sejamos ingênuos, pois a nós é dado o poder de discernimento para que possamos reconhecer quando estamos diante de uma ameaça e perigo real.

A mulher, mesmo que inconscientemente se acha poderosa o suficiente para mudar o comportamento de seu possível marido. E por detrás de uma aparente bondade existe um sentimento de poder e de superioridade. A verdade é que não podemos mudar ninguém. Não podemos mudar nem a nós mesmos. O que podemos fazer é criar um espaço de serenidade para que a mudança ocorra dentro de nós.

Quando aceitamos as pessoas como elas são estamos automaticamente as perdoando. Isso não quer dizer que seremos imprudentes ao ponto de trazê-las para o nosso convívio. Apenas estamos entregando o julgamento a quem realmente compete fazê-lo. Sem qualquer negativismo prosseguimos o nosso caminho.

Sejamos prudentes e humildes o suficiente para reconhecer nossas limitações. A verdadeira bondade não espera nada em troca,. nem mesmo os aplausos e reconhecimento que secretamente desejamos. Portanto quando quisermos praticar o bem que o façamos pelos motivos corretos e através dos meios apropriados.

Nossa vida é muito preciosa para a arriscarmos carregando em nossas costas os escorpiões suicidas. Mais uma vez não se trata de julgar o outro, mas de não ser tolo de arriscar o seu bem estar , sua paz e alegria de viver a vida. Que não sejamos como os suicidas, que demonstrando o maior desprezo por suas vidas brincam de roleta russa .
Amem sua vida e a cerquem de luz.

Um grande abraço e se cuidem,

André Luís Resende

Mandem seu ponto de vista, perguntas e sugestões. Mesmo que seja sobre a primeira mensagem deste blog será um prazer falar com você. Caso prefira, mande o seu email.

Nenhum comentário:

Postar um comentário